quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma: ter ou não ter?

O STJ acabou com a necessidade de diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Segundo argumentos, a obrigatoriedade do diploma fere o direito da liberdade de expressão.

"Todos hão de concordar que se a liberdade de expressão, garantida na Constituição Federal, precisa ser mantida à custa de assassinar uma carreira, podemos sugerir ao STF uma ação que proponha extinguir a necessidade de carteira de habilitação para o motorista, já que tal exigência fere o direito de ir e vir dos cidadãos."
Yone de Carvalho Abelaira
A leitora prossegue:

"A exigência do diploma não proibia ninguém de se expressar, de tornar públicas as suas ideias, ainda mais nos dias de hoje. O que ela preservava era a qualidade da informação, era a formação e a ética no ato profissional de informar. Haverá quem argumente que o diploma não garante um bom profissional. Concordo. Cabe aos empresários julgar e contratar aqueles que exercem o cargo com competência e ética. E isso é válido para qualquer profissão."
Ao mesmo tempo que isso abre possibilidades para tantas pessoas que têm competência e vivência de mundo de exercer a profissão, essa decisão do Supremo abre também a possibilidade de discussão sobre a obrigatoriedade ou não de diploma para a carreira do magistério.
Todos sabem que, por causa do péssimo valor que esse país e os estados dão aos educadores, a profissão de professor está se tornando cada vez mais escassa. Quase ninguém mais quer cursar uma faculdade de licenciatura, pois sabem e dizem que não querem ser desreipeitados e passar fome.
Prá fechar: Os cargos políticos deveriam exigir diplomas. Qualquer um nesse país pode ser um poderoso do Executivo ou do Legislativo, com o voto do povo; legítimo ou comprado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem perder a educação, deixe seus comentários e opiniões.