segunda-feira, 7 de maio de 2012

MINHAS FILHAS GOSTAM DE LER!

Minhas filhas gostam de ler! É, isso realmente é uma exclamação. Não só pelo fato de elas gostarem de ler, mas somando-se a isso, pela triste realidade brasileira onde encontramos um dos menores índices de leitores entre as grandes nações. Quando entramos em salas de aulas e encontramos alunos totalmente desinteressados pelos estudos, alunos estes que lêem apenas quando confrontados com tarefas e trabalhos escolares que podem lhes custar uma nota mediana, suficiente para que sejam aprovados.

É gratificante e confortante saber que elas (minhas filhas, de oito e quatro anos de idade) sentem o prazer pela leitura. Gostam de folhear revistas e livros. Gostam de passar algum tempo de seus dias com os livros e que nos chamam para dizer o quanto gostaram de ler esta ou aquela estória.

É uma exclamação de alegria ao lembrar que, quando incentivando alunos de sétima e oitava séries a participar de um concurso interno de redação e estes perguntaram qual seria o prêmio, ouvimos um grande “ahhhhhhh” de tristeza, ao saberem que os primeiros prêmios seriam livros. “Mas livro não é premio”, disse-me um dos alunos.

Vivemos uma época em que as crianças e adolescentes não sentem qualquer prazer em freqüentar as escolas. Estas, por sua vez, se tornaram um lugar antipático, sem estímulos aos alunos e, em muitas ocasiões, “um mal necessário”, conforme afirmação de outro aluno, quando solicitado a responder à pergunta: O que é a escola para vocês, na era do mundo globalizado?
Professores, também desestimulados por políticas educacionais (des)educadoras, baixos salários, e nenhum suporte para a melhoria profissional não conseguem ou não querem fazer muita coisa.

Cyana leahy-Dios, em seu estudo Língua e Literatura – Uma Questão de Educação, ilustra esta necessidade quando coloca que: “Isso acontece por não terem (os professores) sido educados a associar o efeito à causa, o objeto ao seu sentido, a reflexão à experiência, de forma que são capazes de identificar o que ocorre, mas não como, onde e, muito menos, o porquê dos fatos. Há apenas a revolta, a indignação, mas não há o questionamento fundamentado, a revolução inteligente, a saída, porque não se sabe, nem foi ensinado, nem se decorou como se faz para agir e pensar para transformar toda uma sociedade que é treinada e condicionada, diariamente, a repetir”.

Há de se saber quem somos, o que queremos, o que podemos e o que nos falta, para podermos orientar melhor nossos alunos e tentar fazer, pelo menos de nossa parte, com que a escola se torne – ou volte a se tornar – um local sadio e prazeroso para nossas crianças.

Não quero aqui lastimar a falta disso ou daquilo. O objetivo deste texto não é a critica. Apenas a externalização de um sentimento que agrada a qualquer pai: Convidar aos filhos para ir à uma livraria e receber uma resposta positiva, com exclamações de alegria. É ver que a criança procura, prazerosa, entre vários títulos, abrindo, folheando, analisando e, por fim, escolhendo um material de qualidade. Parabéns, Ruth Rocha! Você consegue fazer um material de gente grande para gente pequena. Parabéns ao poeta paraibano de alma portovelhense, o professor Carlos Moreira, que consegue estimular e despertar o gosto pela literatura em adolescentes do ensino fundamental e médio. A literatura, cada vez mais distante da sociedade atual, ganha vida e renasce nos jovens alunos do Moreira.

É lógico que há tantos outros exemplos de bons resultados que deveriam ser noticiados.

Ao contrário do projeto estadual que quer eleger os professores destaques em Rondônia, o que está infelizmente contribuindo para a disputa e para a inveja entre diversos professores em várias escolas, acho que todos os professores são destaques. A verdadeira homenagem aos professores, ensejando a proximidade do Dia do Mestre, seria oferecer melhores condições de trabalho, aperfeiçoamento e, acima de tudo, mais respeito à classe, tão maltratada e menosprezada em nosso Estado.

Voltando a tentar cumprir minha promessa de não fazer críticas neste momento, volto a exclamar a alegria de ver crianças leitoras dentro de minha casa. Só quem gosta e sabe a real importância do ato de ler, rememorando o maior dos educadores brasileiros, Paulo Freire, sabe a alegria de perceber isso: Minhas filhas gostam de ler!

157 comentários:

  1. Atenção alunos!
    Não se esqueçam de que as respostas de vocês precisam ter, no mínimo, 5 linhas e que vocês precisam explicar suas respostas. Leiam com atenção e boa prova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu concordo com o senhor esta certo que muitas alunos não gostam de ler e o senhor esta certo que muitos alunos não gostam de frequentar a escola nos casos os alunos são obrigados a ir a escola e eu gosto muito de ler.

      Excluir
    2. Ok, continue sempre lendo. Só temos a ganhar com a leitura!

      Excluir
    3. Daniele Cristina 6 ano "C"14 de maio de 2012 às 12:27

      Daniele Cristina 6. "C"

      De fato professor, é assim mesmo que vejo na maioria dos alunos, eles se interesam pela leitura apenas quando lhe convem, como por exemplo trabalho que vale pontos e provas, fora disso são pucos que se interesam pela leitura. Parabéns por ensinar suas filhas desde cedo.

      Excluir
  2. Andressa Gipecy. 6° D7 de maio de 2012 às 14:37

    eu concordo prof no brasil nem muitas pessoas sabe ler ao gumas sabe e as outras soi nao entao isso e muito inportante agumas pessoas sabe ler pq ela tem que entende e sabe oq seguinifica as palavras e a moral do texto e tabem se ela entede ela vai sabe oq q aconteceu antes de agente abrende entao e isso prof so.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo sempre e mais, aprendemos tudo. Não só o significado das palavras, mas como escrevê-las corretamente e como interagir com o mundo todo.

      Excluir
  3. eu concordo que nem sempre todos os alunos são iteresados pela leitura ou frenquentar a escola mais também depende dos pais ao isentivar os alunos a estudar.e também surgi varias perguntas e suas respostas como:devo estudar? a escola vai servir pra mim? então isso é o que a maioria dos alunos falam ou pensam . então é isso a minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato surge mesmo a dúvida, mas a resposta será sempre sim! O desafio da escola é voltar a ser um local atraente para os alunos, mas sempre será de boa serventia, desde que o aluno a enxergue de maneira seria e responsável.

      Excluir
  4. ANDRE LADISLAU DA SILVA 6B7 de maio de 2012 às 17:07

    comcordo que todas as crianças quostam de ler mas tambem naõ comcordo que os professores tenham inveja um dos outros,e que no brasil esiste pessoas anaufabetas adoro ver pessoas lendo e eu tambem gosto de ler co 50% DAS PESSOAS QUE GOSTAM DE LER E U ADORO SUAS AULAS E OBRIGAPOR SER ESSE PROFESSOR MARAVLLHOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André.
      Verifique a ortografia de algumas de suas palavras.

      Excluir
    2. Eu é que agradeço, André! Sei que às vezes sou meio chato, mas é por uma boa causa, sempre!

      Excluir
  5. stefanny alves camilo 6B7 de maio de 2012 às 19:20

    concordo. porque vÁrias pessoas costumam ler,livros,jornais etc...a educação estimula a criança para que no futuro tenha uma vida melhor. não concordo com as crianças que não se dedicao aos estudos mas como o brasil e um pais livre cada um tem opiniao.OBRIGADO POR ESSE PROFESSOR MARAVILHOSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo,infelismente são poucos os que gostam de ler ;pois a leitura é um insentivo a aprimorar os nossos conhecimento.Eu sempre tive incentivo da minha mãe para com a leitura;hoje eu tenho esse hábito em ler.Na escola não so os professores, mais os pais dos alunos deveriam incentiva-los a lerem livros,revistas,jornais,etc.

      Excluir
    2. Obrigado, Stefanny. Eu sou muito chato com vocês, mas é por uma boa causa!

      Excluir
    3. Sempre que as crianças tem incentivo dos pais, se tornam leitores mais interessados em tudo. Parabéns, Fernanda, por ter essa mãe que te incentiva!

      Excluir
  6. Antônio Lucas Caetano Melo 6º B7 de maio de 2012 às 22:38

    É Verdade professor! concordo com tudo que o senhor falou, pois faço parte do percentual de adolescentes que não gosta de ler. Mas agora com esse exemplo de suas filhas de oito e quatro anos que gostam de ler... Vou me esforçar para tomar gosto pela leitura. Porque em tudo, e para tudo precisamos ter uma boa leitura, pois observo que quem gosta de ler, sabe falar bem, e sabe se expressar melhor e etc... Quero Muito Gostar de Ler....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Antônio!
      Infelizmente, a maioria da população brasileira não é adepta à leitura, o que faz com que nosso povo fique cada vez mais alienado e escravo de políticas e políticos maléficos. A salvação para uma nação sempre estará na Educação e um caminho para isso é a leitura.

      Excluir
  7. Thiago Enrike 6º A8 de maio de 2012 às 15:15

    Concordo que muitas crianças e adolescentes não gostam de ler,ainda bem que eu não faço parte dessas pessoas porque eu gosto de ler bastante.E meus pais também me incentivam a ler livros e outras coisas.Fico feliz de que suas filhas são uma das pessoas que também gostam de ler.OBRIGADO PELO QUE VOCÊ TEM ME ENSINADO PROFESSOR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço, Thiago. Parabéns por ter uma família que te incentiva à leitura!

      Excluir
  8. Não vou fazer isso só pq vc me obriga filho da puta!!e coloco q sou do sexto b pq sei q vc nao vai descobrir qsou eu da sala rsrs!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. stefanny alves camilo 6B8 de maio de 2012 às 15:37

      você não deveria escrever isso.se eu descobrir quem você é da sala eu conto para o professor!

      Excluir
    2. tu e abestado de escreve iso quem foi o otario que escreveu isso pro prof .

      Excluir
    3. Tem certeza de que eu não vou descobrir? Basta identificar o endereço de IP e pronto! O resto é com a direção da escola.
      Não vou excluir o comentário para poder provar depois.

      Excluir
    4. E, na realidade, eu não obrigo a ninguém fazer a prova. Apenas, quem não fizer, vai ficar com nota zero. Se você não quiser fazer, eu não posso fazer nada!

      Excluir
    5. willian dos santos 7ano ''A"9 de maio de 2012 às 21:36

      Nós deveríamos ler mais livros, não só os alunos mais também os adultos. É mais a realidade é essa,os alunos não querem ir a escola,alguns professores que estão nem aí com isso,e diretores que vivem dentro da sala e que não ajudam a escola a ir no bom caminho(Araújo Lima). Sorte sua professor, que suas filhas gostam de ler.

      Excluir
    6. Excelente senso crítico, Willian! Muito do que você fala é realidade. Falta uma modificação total e completa na Educação do país para que as coisas voltem a funcionar. Quem tem família para incentivar tem que agradecer, caso contrário, ficam todos à mercê da vida!

      Excluir
  9. Suelen de Castro Cruz - 6º B8 de maio de 2012 às 15:27

    Professor Alexandre, me encanta como você fala do gosto de suas filhas sobre a leitura, e vejo que tem muito orgulho de ambas. Concordo com você na parte em que diz :Vivemos uma época em que as crianças e adolescentes não sentem qualquer prazer em frequentar as escolas... Realmente, e uma triste realidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste realidade mesmo. O sistema educacional fez com que a escola deixasse de ser um lugar agradável aos alunos. Vivemos em uma luta diária para resolver os problemas da educação, que são jogados sempre nas costas dos professores, enquanto várias autoridades que deveriam fazer algo, nada fazem.

      Excluir
  10. prof eu acho muito bom senhor fala que a suas filhas gosta de ler com pouca idade mais o texto e muito bom e, mais nem todas as crianças que fala que nao vai a `´´escola´´pq e tedioso mais tem gente que sor vai a escola ser mae obriga..... e muito triste,mais eu recomendo que essas crianças ou adolescente, que vao a escola para ler e nao para bagunçar e muito bom ler...........

    ResponderExcluir
  11. PAULO CESAR 6C
    pelo fato de elas gostarem ler e muito importamte professor eu gosto de ler historias em qudrinhos eu nao concordo que os alunos nao gotem de ler porque nao e todos e so alguns mais eu cancorda que amaioria gostem de le por exemplo na nossa sala nao e todos que gosta de participa da aula eu gosto porque e pra mim aprende nao para os professores voces ja aprederam as forma de viver agora e a nossa hora de aprende a vive aprende com vces professore ou com nossos pai os alunos acham vo ce chato professor eu acho que voce so que ensina e faze o seu trabalho e isso o que eu tenho a dizer

    ResponderExcluir
  12. eu concordo muitas pessoas não gostam de ler dissem que isso e chato mas tem pessoas que no qual gostam de ler,minha mãe gosta muito de ler.eu gosto de ler tambem gosto de ler gibi,livros. muito obrigada professor pela sua educaçao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo é sempre lermos, mais e mais. A leitura não apenas diverte, mas sobretudo, ensina!

      Excluir
  13. anatália do nascimento sousa 6B8 de maio de 2012 às 19:52

    concordo com aquelas pessoas que se dedicam aos estudos e não concordo com as crianças que não querem saber de estudar o estudo é muito importante porque vamos precisar de todo esse estudo no futuro porisso precisamos nos esforçar nos estudos.PROFESSOR QUE O SENHOR NOSSO DEUS POSSA ESTAR ILUMINANDO O SENHOR A CADA DIA MAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. filguiner assis maciel 6D8 de maio de 2012 às 20:29

      concordo com aquelas criaça so não concordo com aquelas q não si interesa porque não vai ter um futuro pela frente nois alunos tem que si dedicaren porque agente vai ter um futuro pela frente.vamos estudar para

      Excluir
    2. Isso mesmo: vamos precisar dos estudos no futuro. Pena que tem muita gente que não pensa assim!

      Excluir
  14. pofressor alessandro eu nao gosto muito de ler mais quando eu pego um livro pra ler eu leio ate o final, eu concordo com o selhor professor suas filhas de quatro e oito anos devem ser muito entelegentes porque elas gostam di ler, e eu concordom com o selhor mas eu sou um pouco bagunseiro na sala de aula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é que você adquira cada vez mais o hábito de ler. Você vai perceber como nossa vida melhora!!!!!!!

      Excluir
  15. Eu concordo por que a maioria das crianças ou adolescentes não se interessam,mais a leuitura e inportante em todos os setores da vida ,eu admiro voçe
    e suas filhas tão novas se interessando a ler ,e tambem e importante uma parte que voçe escreu no texto que a maioria dos alunos quando entram na sala de aula nao se intetressam a assistir as aula nao somente na sua mais em todas as aulas ,podemos aumentoar u potencial de leitura .obrigada ,Parabéns pelas suas filhas que ja se interessam a ler .

    ResponderExcluir
  16. concordo com suas filhas,de oito e de quatro anos de idade elas sentem o prazer pela leitura elas gosta de ler livros e revrista e eu concordo com o selhor meu pai fala vai ler o livros ou revrista vai ler que e legal muito obrigado professor pela a sua e ducação

    ResponderExcluir
  17. Andressa Lorrana 7a9 de maio de 2012 às 13:57

    Eu concordo professor Que muitas pessoas gostam de ler mais tem umas que acham que e besteira mas não é. É bom para mente, você fica sabendo das notícias,novidades e etc.. Bom eu Gosto de ler minha irmã gosta também, nós duas ficamos a noite la na cama. Eu falo uma voz e ela fala outra, nós compramos vários gibis só para ficar lendo a noite. Há eu também gosto de ler jornal, porque eu fico sabendo das novidades. Bom PROFESSOR eu gostei do seu texto,é bem legal, Ta Ai Meu comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu hábito de leitura à noite! É sempre bom também quando temos companhia, que é o caso de sua irmã! Continue sempre assim!

      Excluir
  18. pena que poucas pessoas costam de le,mais e bom para a eduacaçao e menhora a leitura,mais tem passoas que nao podem lar por poblema de saude e os que nao tem nao ler nem um pouco,mais se essas pessoas sou bese como e legal lar nao parario um minuto,e prof que legal suas filhas costarem de ler tam pequenas, e gostei muito do texto:MINHAS FILHAS GOSTAM DE LER.

    ResponderExcluir
  19. É professor o senhor ta certo pois muitos so querem saber de brincar e a leitura sempre fora, acredito que tambem e culpa de alguns dos "pais" pois eles não se interessam em saber nem se o filho ta indo a escola,agora vou ler mais pois aprendir que conhecimento não se compra aprende, minha irmã me diz direto.

    ResponderExcluir
  20. eu cocordo com tudo isso e verdade tudo q o senhor disse são muito poucas pessoas q leem na nossa escola poucas pessoas vão pra etudar muitas vão pra bagunçar eu não estudo mas já perdi muitos pontos voltndo ao assunto tomara q muitas siguem o exemplos das fi lhas do prof Alessandro.Me de nota 10.

    ResponderExcluir
  21. ana beatriz 6 ano A9 de maio de 2012 às 16:24

    EU CONCORDO PORQUE PROFESSOR TE MUIAS PESSOA QUE NAO GOSTA DE LER MAS TAMBEM TEM MUITAS PESSOAS QUE NAO SABEM LER MAIS QUERE UM DIA APREDE LER COMO A MAIORIA DAS PESSOAS GOSTAM MAIS TEM PROVESSORES QUE NAO GOSTAM DE ENSINAR AS CRIAÇAS QUE VAO PARA A ESCOA PARA APRENDER MAS TEM MUITOS PROVESSORES SO QUEREM SE ACHA O MELHOR O QUE TEM MAIS DINHEIRO E ASSIM POR DE ANE PROFESSOR ALESANDRE ME DE A NOTA 10

    ResponderExcluir
  22. Steffany Schofer 7a9 de maio de 2012 às 19:15

    Eu concordo,acho que as pessoas deveriam ler mais por que isso é bom as vezes. Nós ficamos informados com as noticias e tem vários textos legais também,tem livros de todos os gostos e acho que é bom ler para a mente, e é atraves da leitura que pode descobrir outros lugares.outros temposoutros jeitos de agir e etc. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, Stefanny! Continue sempre com esse hábito. Só temos a ganhar!

      Excluir
  23. Eduardo Kenji Miyata 6ano A9 de maio de 2012 às 19:48

    eu concordo porque tudo isso e verdade, as crianças devem ler mais porque ajuda na leitura.meu pai sempre fala vai ler para voce melhorar cada ves mais e ir melhorando.tem pessoas que gostam de ler e pessoas que querem aprender a ler como crianças idosos

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Eu concordo!
    Admito que até eu mesmo não gosto de Ler, mais tipo é muito bom, quem tem o hábito de ler consegue ter uma boa fala e uma boa expressão do que sente.
    Hoje em dia as pessoas não tem mais o hábito de ler, as pessoas preferem fazer outros tipos de coisas...
    Adimiro muito que suas filhas tenham o hábito de ler, se hoje em dia as pessoas não gostam de ler, imagina daqui uns 20 a 30 anos o que será da leitura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Leele. As pessoas no Brasil tem lido cada vez menos. Só quem tem esse hábito sabe o quanto é prazeroso e importante ler sempre!

      Excluir
  26. Concordo, porque acho importante o hábito da leitura para melhorar o desenvolvimento mental, infelizmente tenho que concordar com senhor quando diz que as crianças e adolescentes são desinteressados pelos estudos. Nós devemos ser mais incentivados tanto na escola como em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! A sociedade deixou para a escola o que deve ser feito principalmente em casa. Educação é uma tarefa que envolve a todos, não apenas a escola.

      Excluir
  27. Concordo, mais até admito que nao gosto de ler,mas quem sou eu pra criticar a leitura.Sao poucos que gostam de ler Livros,Jornais,Gibis e outras coisas.Se ninguém lesse livros,jornais o que seria a leitura?
    Pelo jeito que eu li esse texto o senhor nao incentiva as filhas a leitura,elas que leem por conta própria, é um habito muito bom para elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dever de todo pai e mãe é incentivar os filhos a lerem sempre e cada vez mais.

      Excluir
  28. Eu concordo,eu gosto de ler um pouco,principalmente quando os textos são interessantes,os adolescentes hoje em dia só pensam em ficar na internet e não se interessam mais por livros,mais alguns se interessam por alguns livros ou gibis,tem alguns livros diferentes e meio interessantes,a leitura é fundamental para o conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O hábito da leitura se adquire com o tempo, Marcely. Quando menos percebemos, já estamos inseridos no mundo dos livros e não conseguimos mais sair dele!

      Excluir
  29. E professor muitas pessoas não gostam de ler eu gosto. Eu vejo duas pessoas que gostam muito de ler, e algumas nem chegam perto de livro,quando eu estudava no 5 ano,sempre quando eu terminava a minha tarefa sempre lia um texto.EU GOSTO MUITO DE LER.OBRIGADO POR ESSE PROFESSOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! O segredo do aprendizado está sempre na leitura. Sem a leitura, o cidadão não evolui. Parabéns!

      Excluir
  30. Patrick Henrique 6b10 de maio de 2012 às 17:49

    eu concordo com você professor, acho interessante e legal que suas filhas tão novas se dedicam a leitura e que acho que os alunos deviam se dedicar mais aos estudos e tambem a leitura, os jovens de hoje em dia se preocupam mais com internet e outras coisas e não se importam com o estudo acho que tambem devia haver um insentivo ao aluno se interessar pela leitura, a leitura e muito importante para nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto! Todos precisamos de incentivo, tanto na escola quanto, principalmente, em casa!

      Excluir
  31. eu acho o texto muito bom e legau, concordo com osenhor e acho que os pais deveria encentivar mais os filhos a ler.acho muito bonito suas filhas tão pequeenas gostarem tanto de ler.e ler também é muito importante para ajudar no aprendisajo das crianças.eu quero conmenta, o paragrafo 9 pq tenque escolher omelhor professor pq ningem e melhor que ninguem.prof gosto muinto do senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não considerar este comentário, somente o seguinte.

      Excluir
  32. Eu acho o texto muito bom e legal,concordo com o senhor e acho os pais deveriam incentivar mais os filhos a ler. acho muito bonito suas filhas tão pequenas gostarem tanto de ler. Ler também é muito importante para ajudar na aprendizagem das crianças. Eu quero comentar o parágrafo 9: por que temos que escolher o melhor professor? Ninguém é melhor que ninguém. Gosto muito do senhor professor.

    ResponderExcluir
  33. eu concordo com o senhor porque,nem todas pessoas gostam de ler eu nao gosto muito,mas fico emprecionada com aquelas pessoas que gostam de ler,e acho enteresante os alunos que se dedicamaos muito aos estudos...como suas filhas,acho que elas sao umas das melhores alunasda sala de aula,também acho que o senor e a sua esposadevem tem muito orgulho da suas filhas porque elas estao de parabéns...acho que elas tem um belo futuro pela frente,fico emprecionada quando vejo alunos lendo,porque e dificio pessoas enteressadas a ler ,mas essas pessoas que sao interesadasaos estudos isso significa que esses alunos sao muito inteligente e significa que também tem um belo futuro pela frente,como suas filhas inteligente e interessadas aos estudos,suas filhas estao de parabéns...como outras pessoas que dedicam aos estudos.OBRIGADO POR SER ESSE PROFESSOR MARAVILHOSSO GOSTO MUITO DAS SUAS AULAS!!!!!!!!!

    MANDA UM BEIJO PARA SUAS FILAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço os elogios e vou certamente mandar beijos para minhas filhas e dizer que foi você que mandou. Muito correto o que você fala sobre a importância dos estudos e da Educação em geral. O caminho é esse mesmo! Parabéns!

      Excluir
  34. debora cabral vitalino 6°ano ´B´´10 de maio de 2012 às 23:23

    eu concordo com voce professor,porque nem todo mundo tem esse desejo de ler nem todo mundo tem vontade de aprender a ler, alguns tem sua preferencia ficar em casa assistindo tv, tem outros que preferem ir para a escola para aprender a ler eu creio que 99% das crianças tem esse desejo de ler e 1% esse desejo de nao ir a escola gostei do texto prof.bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desafio é fazer com que as crianças adquiram o hábito da leitura.....

      Excluir
  35. Nathalia Cristina Lopes.7 ano A11 de maio de 2012 às 15:01

    Eu concordo que muitas pessoas hoje em dia não gostam de ler, principalmente os adolescentes da nova geração de internet,computador, tablet, celular e etc...
    Muitas pessoas acabam se esquecendo dos livros jornais e outro meios de comunicação. Não se vê hoje em dia alguém sentado ou deitado em uma rede ou sofá lendo um livro ou conversando com amigos e colegas. Quanto mais o tempo passa as pessoas vão se distanciando umas das outras, há uns 20 anos atrás as pessoas conversavam umas com as outras e se relacionavam muito mais. Hoje só nos vemos pelos computadores e conversamos pelos celulares.
    Quanto mais o tempo passa as coisas vão mudando e é muito bom saber que ainda tem gente que gosta de ler,e isso é um lindo hábito.
    E essa foi minha prova, e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você também, Nathalia! O povo deve sempre estar conectado com o mundo da leitura, seja ela de que maneira for. Poucas pessoas no nosso país gostam realmente de ler, infelizmente!

      Excluir
  36. concordo ,professor muitas pessoas sao anafalbeta por si querem se interesar pela leitura ,pra folear jornais ou revista as pessoas so querem ficar na frente de computado ou televisao as pessoas deviam si interesar mais por lerem livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Muitas pessoas ainda não dão a devida importância à leitura. Nossas vidas e nosso país só vão melhorar no dia em que a sociedade acordar para essa necessidade!

      Excluir
  37. continuacao, e si interesarem de ir mais a escola, e sinto muito orgulho por suas filhas . essa foi a minha opiniao

    ResponderExcluir
  38. Eu quero diser a esse ANONIMO q ninguem e oBRIGADO a faser o q o professor pediu, faz se quiser ganhar ponto e te um futuro melhor pela frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu concordo porque as criança pasa o dia na rua e nao se iteresa nas leitura e nas tarefa de casa e eu nao concordo porque guase nigue gosta muito de ler nas sala de aula tambem nigue gosta de ler

      Excluir
    2. Isso é um problema que deve ser resolvido pelas crianças, pela escola e principalmente pela família!

      Excluir
  39. eu concordo porgue as crinça de hoje e dia nao gosto de ler um livro eles so qerem sabe de brica na escola eu nao com conrdo porque quase as crianças da escola gosta de ler um livro em glusive eu gosto de ler na biblioteca da escola araujo lima pego o livro guase todo dia

    ResponderExcluir
  40. Eu emtemdi que duas meninas uma quetem 7anos e a outra tem 4 anos e é´las gostavam de folia revistas e uma vez ea te um sorteio de um livro todos os alunos comesaram a grita ahhhhhhh

    ResponderExcluir
  41. eu gostei desse texto por que muitas pessoas vão para a escola apenas para não ficar em casa com o pai ou a mãe.existem ums professores que só querem ganhar seu dinheiro,que não e o caso do professor alessandro.mais na minha ideia todas as pessoas deverian ler mais essa e minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Bruna, todas as pessoas deveriam ler mais e sempre. Só com Educação esse país vai prá frente...

      Excluir
  42. concordo porque a leitura é muito importante.E esse texto é um incentivo para nos dedicarmos mais a leitura.Pois poucas pessoas se preocupam pela leitura sem saber o quanto ela é essencial na vida.
    LER faz bem para qualquer pessoa seja ela criança,jovem ou adulto e essas crianças sao exemplo para muita gente.Pessoas que tem a oportunidade de conhecer e praticar a leitura e são completamente desinteressadas...RAFAELA ALVES 6 ANO B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente isso é um fato na nossa sociedade! O desafio da escola e dos pais é fazer com que nossas crianças adquiram e permaneçam com o hábito da leitura, sempre!

      Excluir
  43. concordo porque a leitura é muito importante.E esse texto é um incentivo para nos dedicarmos mais a leitura.Pois poucas pessoas se preocupam pela leitura sem saber o quanto ela é essencial na vida.
    LER faz bem para qualquer pessoa seja ela criança,jovem ou adulto e essas crianças sao exemplo para muita gente.Pessoas que tem a oportunidade de conhecer e praticar a leitura e são completamente desinteressadas...RAFAELA ALVES 6 ANO B

    ResponderExcluir
  44. Renato Rebouças 6 D13 de maio de 2012 às 00:14

    e verdade infelizmente a maioria não gosta de ler.Pricipalmente eu não gosto de ler mais a leitura e bom.Concordo com o senho mais a maioria do Brasil gosta de ler.Mais a outra matade v não gosta de ler infelizmente.Mais agora vou começa a ler e bom.O texto e um exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu condordo,porque conheço muitos adolescentes que não gosto de ler e nem de ir para escola;e infelismente temos que adimitir que a maioria das pessoas não gosta de ler, mas não são todos ainda tem muitos que se intissão pela leitura.

      Excluir
    2. É, ainda tem bastante gente que se interessa pela leitura, mas ainda é pouco, em relação ao tamanho da população brasileira!

      Excluir
    3. Exato, Renato. Sua resposta já indica que você realmente leu todo o texto e compreendeu. Aproveite o "embalo" do texto e tente entrar definitivamente nesse mundo maravilhoso da leitura. Você só tem a ganhar!

      Excluir
  45. eu também concordo professor.Porque tem alunos que nao gostam de ler, e eles so estao interessados em alcançar a média para passar de ano.È uma pena que a maioria das pessoas,jovens,crianças nao gostam de ler.A minha mãe sempre está pegando no meu pé para eu ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ela está certíssima. É dever de todos os pais incentivarem seus filhos a ler sempre e mais. A Educação é a única forma de andarmos sempre para frente!

      Excluir
  46. iwry colonbelli rodrigues 7a13 de maio de 2012 às 12:40

    eu concordo professor, por que o indice de pessoas que lêem é muito pouco a maioria das pessoas não pegam um livro para ler, isso não é certo por que não nos tornamos pessoas cultas, eu gosto de ler, a maioria das pessoas não gostam de ler um bom livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso país só será realmente de primeiro mundo quando a população quiser e tiver condições de uma Educação de qualidade. O caminho para isso é a leitura.

      Excluir
  47. Eu concordo,porque a leitura e muito importante mais tambem concordo porque a maioria das crianças e adolecentes não se dedicam muito pela leitura.Mais eu gosto muito de ler e quase todas as vezes vou na sala de leitura para ler livros.mais isso insentiva não so crianças mais tambem adolesente,jovens e adultos pela leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, Lilian. Sempre devemos praticar a leitura como um hábito saudável. só temos a ganhar.

      Excluir
  48. Eu concordo com isso, não só pelo fato delas gostarem, de ler, mas somando-se á isso pela triste; realidade Brasileira, onde encontramos um dos menores índices de leitores entre as grandes nações. Por isso que a leitura nos faz chegar aos lugares mas alto da vida,seria bom se todos nos tivessem esse abito de ler, então seriamos fortes como País na leitura. MATHEUS MILIANO 6B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, Matheus. Só com Educação poderemos ser um país realmente de primeiro mundo!

      Excluir
  49. sim concordo,alguns não encontram na leitura o mesmo prazer de ver ou ouvir.A leitura não e muito bem valorizada,tanto pelas crianças e adultos que atualmente se dividem em leitura e computadores. Ler não e só pega um livro,também e viver e refletir. Eu leio o que me agrada tanto de 100 ou 200 paginas,não ligo só leio e me divirto. Ler basta descobrir seu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito! Para ler, basta descobrir o gosto, o interesse. De fato nossa sociedade está repleta de pessoas que não gostam muito de ler. Parabéns por fazer parte desse mundo maravilhoso da leitura. continue sempre assim!

      Excluir
  50. comcordo prof sei q hoje em dia nao e como antigamente que existia enteresse pela leitura hoje os adolensentes preferem mecher no computador do q tirar um minuto do seu tempo e dedicar a leitura hoje se fosse comparar como antigamente antigamemte existia mais interese.

    ResponderExcluir
  51. eu concordo com o senhor,que hoje a maioria dos alunos e os adolescentes não sentem qualquer prazer em frequentar as escolas ou também de ler.Grande parte dos alunos entram na escola por conselhos de pais outros entram por quê não tem nada pra fazer, porém, querem as mesmas coisas ou seja,trabalhar e garantir no seu futuro um secesso melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente isso é uma realidade da sociedade brasileira. Enquanto o país e a família não levarem a Educação a sério, nosso Brasil não vai para frente!

      Excluir
  52. Guilerme Vidal 6° ano B13 de maio de 2012 às 20:44

    Eu concordo com tudo, porque a maioria das crianças
    Não gostam de ler por não serem incentivada em suas casas e ate algumas escolas principalmente da rede publica de ensino.
    Confesso que eu não sinto prazer de ler mais vou ler alguns livros. Voltando ao texto, a maioria das crianças não gosta de ler é verdade! Porque elas hoje só querem saber de vídeo games, redes sociais etc. Eu acho certo que muitas escolas deveriam fazer concursos internos de redação, quem sabe não daria certo, podia ser também livros de premio quem sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretíssimo quanto ao incentivo, tanto na escola quanto em casa.

      Boa ideia o concurso de redação. Fiz ano passado com os alunos e pretendo fazer esse ano novamente!

      Excluir
  53. Sim eu com cordo,mas essa e a realidade de hoje em dia as pessoas esquecem que a leitura e muinto importante pra nosso aprendizado eu não gosto de ler muito mas a leitura é bom pra todos e pricipalmente para as crianças pois assim elas adquirem gosto pela leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Uma sugestão: Porque você não aproveita que sabe da importância de ler e tenta praticar esse hábito. Tenho certeza de que se você começar, logo logo vai entrar em um mundo melhor.

      Excluir
  54. são poucos que gostam de ler eu gosto muito de ler por que abri o nosso entendimento as coisas que si passa entre sua vida de uma hora a outra . bem eu intendi que as minhas filhas gostam de ler por que sem a lietura nos não somos nada.e mesmo que são tão poucos que gostam que eu acho que só 20% dos alunos de quase todas as escolas gostam de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, Larissa. Pouquíssimas pessoas gostam d e ler e tem o hábito da leitura. Nosso país só vai prá frente. Entre você também nesse mundo!

      Excluir
  55. ladiuhgoadisuhgsodiuhgsdiouf

    ResponderExcluir
  56. xfghjdfgdfghdfghdfghdfghfdghdfghdfgdfghdfgdfghdfghdftghdfghdfghdfghdfghdfhdf

    ResponderExcluir
  57. juyrdkuytckuytckuyrckuyrxckuyxkyrxkuyrxkuytxkuyxkuytxkuytxku

    ResponderExcluir
  58. Gabriel Castro Coelho 6ºA14 de maio de 2012 às 13:09

    voce estar certo professor, muito alunos nao gostao de ir na escola. este texto ensina eles irem pra escola, e ter consiencia que temos que ir pra escola, para estudar, ter um futuro bom. porque sem estudo nao tem como agente, ser alguem na vida. com estudo sempre vamos mais longe, pensamos que ir pra escola e´perca de tempo, nosso pensamos estao errados, a escola e umas das coisas melhores da vida..

    ResponderExcluir
  59. Jhosep Victor Pinheiro Flores14 de maio de 2012 às 14:36

    eu entendi que nos estudantes e adolecentes nao nos interessamos muito pela leitura na maioria preferimos outras coisas que nao nos leva muito pra frente eu nao tenho muito interesse por ler mais vou procura le mais,porque ler abre a mente e vai me ajudar muito no meeu futuro

    ResponderExcluir
  60. Ana Beatriz Bonfim 7a14 de maio de 2012 às 16:05

    Eu concordo professor tem muita gente que gosta de ler e tem muita gente que não gosta de ler eu adoro ler minha mãe também ler bastante mais eu concordo plenamente as crianças devem ler bastante agora as crianças que não gosta de ler não aprende nada por que tem muitas provas que tem pequenos texto e aquela criança que não gosta de ler faz a prova de qualquer jeito por riso eu recomendaria para que todas as crianças lesem um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Muita gente lê apenas porque é obrigada a isso. Só quando o brasileiro adquirir de fato o hábito da leitura e da Educação, esse país vai para frente.

      Excluir
  61. comcordo professor isso e um tipo de exenplo porque muito alunos acham que sem a leitura eles vao a algum lugar mas nao vao nao porque sem a leitura onde nos vamos eu gosto de ler e muito bom para a gente ter mas conhecimentos das coisas nao e mesmo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Somente através da leitura e Educação é que vamos ter realmente um país decente, digno e justo.

      Excluir
  62. Professor Alessandro,concordo com que o senhor fala no texto.Na minha opinião não tem somente haver com os professores,ou o espaço não atrativo das escolas,tem mais haver com a falta de dedicação e interesse dos alunos.
    Eu por exemplo,gosto muito de ler.Desde pequena sempre tive acesso a livros,isso estimulou meu gosto pela leitura.Pensando e conversando com a minha mãe nasceu uma duvida:Como uma família sem acesso ou interesse pelos livros vai incentivar o gosto dessas crianças e adolescentes pela leitura?E mesmo sendo incentivados eles podem não criar o habito de ler por não terem gosto por livros?
    Pergunto isso porque eu e meu irmão de dezoito anos fomos incentivados a ler,e somente eu gosto e leio.

    ResponderExcluir
  63. Eu concordo com você professor por que muitas pessoas não sentem o prazer de ler,eu adoro ler por que os livros nos ensinam muito,eu também sinto alegria quando os meus colegas de classe leem com prazer ,mas eles não tem essa vontade,eles sentem preguiça pois tem muitas páginas. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, muitos alunos apenas leem quando são obrigados para algum trabalho. O hábito da leitura ainda está um pouco distante da maioria dos brasileiros. É uma pena!

      Excluir
  64. VICTOR MATHEUS G MACHADO 6 º D14 de maio de 2012 às 18:13

    eu conconcordo professor porque tem muitas pessoa que gostam de ler e outras não as vezes um professor manda alguém ler nem ler só pede para alguém o que o texto falava.
    eu desde pequeno eu leio quando eu era criança eu só lia gibis agora eu leio literatura por que esses textos podem cair no vestibular é como o senhor falor que muitas crianças e adolescentes não gostam de frequentar a escola as vezes ate frequenta mas no meio do ano desisti fala para mãe que a escola e chata.
    exemplo:todos os pais devem levar seus filhos numa livraria para comprarem livros para as crianças ler ate livro usados para agente ler só porque ta rasgado numa pontinha não vai ler todos os pais devem comprar livro ate pedir doação
    PROFESSOR O SENHOR E UM ÓTIMO PROFESSOR OBRIGADO POR SER MEU PROFESSOR O SENHO E CHATO AS VEZES MAS E PARA DAR EXEMPLOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço os elogios e concordo com você. A família é a primeira parte que deve incentivar os filhos ao hábito da leitura. A escola serve para aprimorar e sistematizar mais esse processo. Todas as crianças deveriam visitar livrarias, bibliotecas e ser incentivadas pelos pais. A Educação é o único caminho para o sucesso!

      Excluir
  65. eu achei texto muito enteressante porque o texto e titolo e muito bom o que achei muito enteressante foi titalo ele que fais as palava do texto prossegui o o texto muito bom paraben pelo texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Natanael. Sugiro que você reescreva sua resposta em uma folha de papel e releia, para que a gente possa ordenar melhor suas ideias. O segredo de um texto bem escrito é a releitura e a reescrita, sempre!

      Excluir
  66. Luma Taques Fraga 6º ano "B"14 de maio de 2012 às 18:34

    Eu concordo com tudo sobre o texto principalmente por dizer o que alguns alunos acham que vai passar só tirando com a nota media,e que alunos nunca podem desistir principalmente essa época que eles não querem saber de estudos só diversão o tempo todo.Eu adoro ler principalmente historia grandes ou algo que eu sei que vai mudar meu ensino.Todos me dizem para andar com gente que quer alguma coisa na vida então decidir me afastar de umas amigas e me importar com os estudos por que eu tirei nota baixa e quero poder voltar ao topo então nesse texto bota consciência na cabeça de algumas pessoas e que vocês professores trabalham para dar ensino e ninguém quer saber eles nem sabem quantos vocês trabalham e a merreca que vocês recebem perdendo tempo com gente que não quer nada!!

    ResponderExcluir
  67. Rafael da cruz 7º "A"14 de maio de 2012 às 18:34

    e mesmo professor tem alguns professores que dao "aula" nao porque gostam somente pelasalario nem aula eles dao eles so fazem enrolar como um professor que eu ja tive no araujo e e prefiro nao sitar quem e esse professor e fato que o senhor disse sobre as suas filha gostarem de ler eu concordo ao apesar di eu nao gostar de ler eu concordo porque as suas filhas quando tiverem maior elas ja vao estar preparata para o vestibular algum concurso eu sei de tudo isso que e bom para nos alunos mais a preguiça nao deixa nem a bagunça bem que eu tento melhorar mais as amizades nao deiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma sugestão para você, então: Já que você sabe da importância do ato de ler, porque não tenta começar uma nova fase de sua vida, com a leitura. Comece com pequenos livros, depois passe para outros mais complexos e completos. Tenho certeza de que você vai conseguir!

      Excluir
  68. Guilherme lima borges 7ºA14 de maio de 2012 às 18:34

    eu discordo os alunos da 7serie e 8serie tem uns que nao gosta de ler e alguns que gosta de ler porque tem algumas escolas que nao tem professor de portuges e porisso os alunos nao gosta de ler mas tem escolas que tem professor e p professor nao da aula por que os alunos de algumas esoclas nao se enteresam a ler e porriso reprovam e nao tem o futoro muito bem por que não apareseram na sala de aula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Guilherme, mas o hábito inicial da leitura deve ser adquirido também em casa, com a família. A escola deve dar continuidade e aprofundamento a esse processo, mas a base sempre tem que vir de casa, da família.

      Excluir
  69. sim concordo com o senhor porque a varias pessoas que nao sabem ler e suas filhas tem enteresse com a leitura e tambem tem pessoas quue nao tem enteresse pela a leitura pricipalmente as turmas dos setimos e oitavos anos que so ficam folhando os livros, por isso concordo com o senhor

    ResponderExcluir
  70. Geiciele nascimento 6ºB14 de maio de 2012 às 18:46

    concordo porque hoje em dia são tao poucas crianças de não liga mais para isso q não liga para a leitura.Preferem ficar nas ruas ou trabalhando tem algumas crianças que nao tem a oportunidade de ir a escola e acaba ficando sem saber ler e escrever.e as vezes tambem as criancas acabam ficando velhas e acabam estudando bem mais tarde.
    Ainda bem que eu gosto muito de ler...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem! continue sempre no mundo da leitura, pois só temos a ganhar com isso!

      Excluir
  71. patricia campos 7 a14 de maio de 2012 às 19:34

    concordo,poucas crianças hoje em dia gostam de ler ,mais na infancia ler ,mais na infancia ler e muito importante,tem pessoas que fazem tarefa,leem nao por vontade propia e sim porque tem medo de perder ponto para mim a leitura e muito importante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Muita gente só lê para fazer trabalhos e ganhar pontos. Pouca gente lê pela hábito da leitura e pela educação e cultura que poder adquirir. Enquanto essa cultura não mudar, nosso país não vai se desenvolver mais.

      Excluir
  72. Concordo plenamente professor,pena mesmo que muitas crianças entenden que a leitura serve apenas para ler provas e trabalhos,bem,a leitura tamben e um jeito de se divertir e não apenas para ler atividades educacionais.Acho que o senhor tem orgulho de suas filhas por saber que ja tão novas se enteressam pela leitura,bom professor parabens pelo texto que escreveu e esse e meu comentario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Denize. A leitura não deve servir apenas para fazermos trabalhos escolares; deve servir como fonte de informação, diversão, prazer..... O dia em que todas as crianças e adultos se interessarem pela leitura, todos vão ter uma compreensão melhor do mundo e nossa sociedade vai melhorar muito!

      Excluir
  73. Concordo professor, nós crianças ainda não temos o costume de ler alem do necessario, eu gosto de ir a livraria ficar olhando os livros, lendo os resumos, mas não leio um livro todo, essa é a relaidade da maioria das crianças e adolescentes, mas tem os poucos que tem um grande prazer em ler como minha prima que vive lendo um livro apos o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite que você tem esse hábito de ler os resumos e entre de vez no mundo da literatura, lendo todo o livro. Tenho certeza de que você vai adorar e se animar cada vez mais com a leitura. Parabéns!

      Excluir
  74. Eu concordo,por que tem vários alunos que nao gostam de ler e eles nao ler nem uma revista e muito menos livro e as crinças devem ler bastante, tem uns alunos que nao sabe ler direito nao respeita a pontuação, e alguns alunos so estao interessados em alcançar a média para passar de ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Enquanto nossas crianças e nossos estudantes não adquirirem o hábito da leitura, nosso país vai demorar mais e mais para se desenvolver, pois a saída sempre estará na Educação. Um país que não valoriza a leitura e a educação não conseguirá ir para frente.

      Excluir
  75. e professor amaioria das crianças e dos adolesentes nao gostam de ler,e tambem elas nao terminam a escola claro nao sao todas mas eu acho que amaioria nao termina , eu nao gosto de ler muito mas eu ja penso no meu futuro eu tenho muita vergonha de ler em puplico mas quando esto sosinha leio muito e ate aprendo um pouco das coisas. entao voi iso que saio de mim .

    ResponderExcluir
  76. Gutemberg Magalhães Medeiros14 de maio de 2012 às 22:24

    GUTEMBERG MAGALHÃES MEDEIROS 6ºA
    professor, eu concordo com você porque muitas crianças não gostam de ler livros,pois muitas crianças não se interessam, ou até mesmo os adultos acham a leitura chata e inconveniente. pois eu nao acho a leitura chata e nem conveniente,porque sei que ela trás coisa boas, além de trazer conhecimentos para a vida de um ser humano.
    se eu pudesse mudar o mundo. eu faria que pelos menos um pouco da população se interessasse pela a leitura.porque é ela que vai nos transmitir varios conhecimentos para a nossa vida cotidiana.

    ResponderExcluir
  77. Professor relendo o texto que escrevi dia 12/05, as 15:15h, notei o quanto de erros tenho ma escrita por isso li novamente o texto: MINHAS FILHAS GOSTAM DE LER!Fiquei meditando e analisando o quanto muitos jovens iguais a mim estão escrevendo errado por não saberem ler e interpretar.Minha mãe sempre fala quem lê viaja sem sair do lugar; quem lê sabe interpretar e quem lê escreve bem, eu tiro por mim, pois particularmente não gosto de ler. E como eu, tem tantos jovens na minha condição de aluno não leitor. Infelizmente muitos jovens não gostam de ler, porque não, gostam de estudar vão a escola porque são o brigados. Suas filhas estão de parabéns, que Deus as abençoem e cada vez mais elas se fortaleçam na leitura.

    ResponderExcluir
  78. conrcodo com suas filhas que gosta de ler porque muitos jovens não gosta de ler livro tem uns alunos que não respeita o porfessor eu respeito os professor e tabem minha mãe sempre fala para eu ler livro ai eu falo que eu vo ler o brigado por tudo professor alessandro por tudo

    ResponderExcluir
  79. Cristina Andruchevitz 6 A15 de maio de 2012 às 16:01

    Eu concordo porque muitas crianças não se interessam quando o assunto é leitura, algumas passam o dia todo na internet, na tv e perdem o interesse em ler se tivessem o incentivo dos pais tenho certeza de que eles começarão a praticar a leitura assim melhorando o aprendizado.

    ResponderExcluir
  80. paranbens pelas suas filhas professor,porque a leitura nos leva há um grande conhcimento de vocabularios,a interpretaçao de textos, evitar erros gramaticais e a sermos leitores criticos.É muito importante que os professores continuem incentivando seus alunos a lerem cada vez mais.

    ResponderExcluir
  81. Emanuel Lucas 6º A15 de maio de 2012 às 23:17

    Entendi que hoje em dia a maioria dos alunos não gostam de ler, pois não vejo-os, irem a biblioteca para pesquisar sobre o que quer que seja o assunto.Quem sabe ler sabe interpretar e redigir uma boa redação, espero que o senhor nos encentive cada vez mais a esse mundo tão lindo e mágico que é a leitura. Prabéns professor pelo encentivo da leitura para nós e suas feilhas.

    ResponderExcluir
  82. fffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

    ResponderExcluir
  83. frank martins macedo junior n;15 6D16 de maio de 2012 às 14:09

    eu tambem gosto de ler principaumente historia em quadrino,e muito legal que suas filhas lem espero que elas continui asim.
    eu to mandando isso por que eu sou igual a elas,muita pesoa e asim tamben,dis pra elas continuaren lendo que é muito inportante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você goste de ler. Aproveite para entrar no mundo dos livros também. Você vai aprender ainda mais e gostar ainda mais de ler.

      Excluir
  84. Renato Rebouças 6 D29 de maio de 2012 às 22:51

    ta prof vou tentar

    ResponderExcluir

Sem perder a educação, deixe seus comentários e opiniões.