terça-feira, 16 de novembro de 2010

PIRA

Ata a rede
Tece a rede
Puxa peixe
Sobe barranco
Tira bucho
Cabeça no rio
Corta, salga, espera...


Planta, colhe
Paneiro nas costas
...
...
...
...

Descasca, rala, espreme
Seca, torra

Rema, rema, remador
...
...
...
Rema, rema, remador.
...
...
...




Caldo, arroz
Vem peixe
Vai espinha
Canto da boca
Mão na farinha

Lago e rio
Canoa, banzeiro
Vamos bricar da pira

Pirarucu
...pitinga
...rara
...íba
...cuí
...cema...
...
...
...
...
...

Respeito

Sustento

Renascimento.


19 comentários:

  1. Leele Camyle Da Silva Rocha18 de maio de 2011 às 13:19

    kkkkk Muito legal professor
    Uma pergunta:Você mesmo falou na sala que pra pegar um depoimento de alguém tem que pedir permissão certo?!E então quero lhe perguntar se eu posso pegar esse depoimento e posta no meu orkut?
    assinado:Leele Camyle bj :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, Leele.
      Quando é assim, as pessoas utilizam o texto e dizem, no final, quem escreveu e texto.

      Excluir
  2. mateus silva e natanael 6b19 de maio de 2011 às 08:14

    eu achei muito legal porque e muito interresate e criativo

    ResponderExcluir
  3. eu achei muito interesante porque fala sobre trabalho e eu achei muito engrassado

    ResponderExcluir
  4. hellem e graciele 6b19 de maio de 2011 às 08:29

    A história esta falando sobre a colheta,como se convive no sitio.E como as pessos sobrevive,comendo as coisa que planta e depois colher,milho ,mandioca,pesca,caçar.eles todos trabalham para sustentar suas famiĺias no sítio colhendo e plantando,e vendendo para ganhar dinheiro.
    Mais ele sempre tem muita dificudade .Essa ea vida no sítio .

    ResponderExcluir
  5. Willian e Francisco 6 ano"A" n da chamada: w;31 F;1219 de maio de 2011 às 08:52

    legal,parece que está falando de um sítio,ou da roça gostei.

    isso é um trava língua né?!

    até mais!! :)

    assin:willian dos santos rodrigues e francisco flaviano

    ResponderExcluir
  6. estefany thais e valeria thainara 6a19 de maio de 2011 às 08:57

    eu gostei muito por que fala muito da natureza fala sobre lago,rio e peixes ect.

    ResponderExcluir
  7. sempre historia de pescado nem professor gostei muito do seu poema tem muitas risadas rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Ana Carolina & Leele Camyle bjs19 de maio de 2011 às 09:07

    kkkkk Nós quase se acaba de rir por dentro #

    Muito legal e super-criativo *--*
    ...
    ...
    ...
    Ela parece um trava lingua depois uma hitoria e tal e mistura e mistura tudo aii fica essa poesia legal*-*
    ...
    ...
    ...

    ResponderExcluir
  9. muuuuuuuuito legal teacher alessandro.é um trava lingua?mas muito interessante e legal valeu.

    ResponderExcluir
  10. rafael e wesley 6 A19 de maio de 2011 às 09:13

    pode crer a rima foi pisci
    eu gostei tambem por quer o senhor fez uma rima muinto top top top top top e pancada.

    ResponderExcluir
  11. eu achei muito legal pronto tudo de pescador eu gosto disso

    ResponderExcluir
  12. italo fernando teles nascimento 6 c20 de maio de 2011 às 10:11

    Eu achei esse texto bem interessanta porque rimas são muitos legais italo fernando teles N:10

    ResponderExcluir
  13. eu achei muito legal tudo de pescador e bom nome pablo
    6C

    ResponderExcluir
  14. ESSE TEXTO E MUITO ENTERESSANTE EU GOSTEI MUITO NOME ITALO OLIVEIRA DE AQUINO 6C N¨ 11

    ResponderExcluir
  15. lucas moraes 6 Ano c20 de maio de 2011 às 10:22

    Sim. porque o poema tem muitos rimas.

    ResponderExcluir
  16. Luciano júnior 6 Ano c.20 de maio de 2011 às 10:25

    sim. Eu gostei do poema pira porque ele fala muitas coisas com rimas.

    ResponderExcluir
  17. ache bem legal e muito interessante e varias coisas com rimas

    ResponderExcluir
  18. Gostei demais interessante é engraçadas as rimas.

    ResponderExcluir

Sem perder a educação, deixe seus comentários e opiniões.